Como elaborar os recursos de 2ª fase da OAB?

Por Estratégia OAB

Atenção, OABeiro!

A FGV divulgou o padrão de respostas definitivo e o resultado preliminar da 2ª fase.

Sendo assim, o período de recursos será de 25 a 28 de maio de 2023 até o meio-dia. 

Veja nos próximos stories como elaborar o seu!

Você precisa demonstrar ao examinador que:

Foi preenchido o quesito proposto pela prova; Não ocorreu identificação de prova, bem como o caminho argumentativo - escrito por você - também soluciona o caso em análise.

Desse modo, sugerimos que o recurso seja sintético, de maneira que não se estenda além do necessário, uma vez que o corretor pode não compreender o que se busca com essa ferramenta.

Com base apenas no que foi dissertado por você, informe ao corretor as razões pelas quais a pontuação deve ser atribuída. Ou seja, o quesito pontuado pela banca está presente na sua dissertação, de maneira fundamentada, razão pela qual você faz jus à atribuição da pontuação.

Tanto no caso de identificação de prova, quanto na resolução diferente do gabarito - demonstre as causas pelas quais o corretor deve reconsiderar a primeira correção, de modo que se comprove que a avaliação preliminar foi incorreta e, por conseguinte, deve-se retificar.

Por fim, requeira formalmente a concessão, total ou parcial, dos pontos pertencentes aos elementos do quesito ou a correção do exame preliminar, objetivando-se que a dissertação seja avaliada de forma adequada. 

Resumo:

Seja objetivo na dissertação; Aponte a linha que fundamenta seu argumento; Requeira, explicitamente, a pontuação do quesito ou, se for o caso, a reconsideração do item avaliado.

Fique por dentro de todas as novidades do Exame de Ordem da OAB!