Pedro dirigia seu veículo automotor perto de sua residência quando foi solicitada a parada por dois policiais militares que faziam a ronda no local. Os policiais militares, ao verificarem que a documentação do carro estava atrasada e sem o pagamento do licenciamento, comunicaram que Pedro seria multado por infração administrativa nos termos do Código de Trânsito Brasileiro. Pedro, para evitar a lavratura do auto de infração, ofereceu a quantia de R$ 100,00 aos policiais que aceitaram a vantagem e receberam o valor de R$ 50,00 para cada um. Dias depois, a notificação por infração de trânsito chegou na residência de Pedro. Inconformado, Pedro procurou seu advogado para saber quais medidas poderiam ser tomadas contra os policiais, pois, para ele, o crime de corrupção só poderia ser praticado por funcionário público. Considerando apenas as informações expostas, o advogado deverá esclarecer que:
Questão
2022
35º Exame (XXXV)
3º Simulado - 1ª Fase
Pedro-dirigia-seu1408a989c57
A
Pedro praticou o crime corrupção ativa na forma consumada, cujo ilícito é considerado crime comum, e que os policiais devem responder pelo crime de corrupção passiva consumada, considerado crime próprio.
B
a conduta de Pedro configura crime de corrupção passiva, considerado crime comum, e que os policiais devem responder pelo crime de corrupção ativa, considerado crime próprio.
C
Pedro praticou o crime corrupção ativa na forma consumada, cujo ilícito é considerado crime próprio, e que os policiais devem responder pelo crime próprio de corrupção passiva em sua forma tentada, pois não deixaram de praticar o ato de ofício que lhes era devido (multar Pedro em razão do ilícito administrativo).
D
Pedro praticou o crime corrupção ativa, considerado crime comum, na sua forma tentada, e que os policiais devem responder pelo crime de corrupção passiva, considerado crime próprio, também na forma tentada, pois os policiais não deixaram de multar Pedro em razão do ilícito administrativo praticado.