Virgínia comprou passagem aérea de São Paulo para Bariloche por meio de agência de turismo. No dia da viagem, chegou cedo ao aeroporto e despachou a sua bagagem normalmente. Passada uma hora, a companhia aérea informou que o voo atrasaria 5 horas. A companhia não ofereceu nada aos passageiros que esperaram no saguão do aeroporto. Depois de uma longa espera, o voo partiu. Chegando a Bariloche, Virgínia não recebeu a sua bagagem. A companhia informou que esta foi extraviada e não mais localizada. Virgínia ingressou judicialmente para ser ressarcida dos danos. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Questão
2022
4º Simulado - 1ª Fase
Virginia-comprou100755df1f3
A
As indenizações por danos morais envolvendo transporte aéreo internacional de passageiros estão submetidas à tarifação prevista nas normas e nos tratados internacionais.
B
Pelo atraso no voo pela companhia aérea, o advogado de Virgínia pode solicitar dano moral, pois este é presumido (in re ipsa).
C
A condenação pelo extravio da mala de Virgínia está sujeita aos limites previstos nas convenções e tratados internacionais.
D
A agência de turismo que vendeu a passagem deve responder solidariamente com a companhia aérea pela má prestação do serviço.