CAIU NA OAB: Advogada suspeita de fraudes em concursos!

CAIU NA OAB: Advogada suspeita de fraudes em concursos!

Nos últimos dias, o caso da “advogada” Laís voltou a chamar atenção nacional ao expor, mais uma vez, as possíveis fraudes em concursos públicos e no CNU.

Apontada pela Polícia Federal como uma das principais articuladoras de um esquema milionário de fraudes em concursos públicos a chamada Operação Última Fase, Laís é suspeita de ter burlado diversos certames.

Lais também passou no Exame de Ordem, mas até o momento não foi comprovado se usou o mesmo modus operandi. Caso se confirme a fraude também na prova da Ordem, ela poderá ser processada por falsidade ideológica, estelionato e associação criminosa, além de ter sua inscrição na OAB cancelada, por falta de idoneidade moral, requisito indispensável para o exercício da advocacia.

Acesse agora o Grupo de Estudos para 1ª fase da OAB Acesse agora o grupo de estudos para a 2ª fase da OAB!

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdo completo e atualizado até você obter a aprovação na OAB. Conheça o LDI – 💻Livro Digital Interativo: exclusividade da Assinatura OAB!

Como o tema já caiu nas provas da OAB?

Alice Santos, advogada, está sendo investigada criminalmente por ter, supostamente, cometido fraude contra o sistema previdenciário, em conjunto com Robson Lima, seu cliente, e Leonardo Melo, seu ex-cliente.

O órgão competente do Ministério Público consulta a Dra. Alice Santos sobre seu interesse em efetuar colaboração premiada. Com base na legislação aplicável, assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, o que ela concluiu.

  • A) Poderá efetuar colaboração premiada contra Leonardo Melo, já que ele não ostenta mais a condição de seu cliente.
  • B) Poderá efetuar colaboração premiada contra Robson Lima, por se tratar de cliente que está sendo formalmente investigado como co-autor pela prática do mesmo crime.
  • C) Caso efetue colaboração premiada contra Robson Lima, estará sujeita a processo disciplinar, que poderá culminar na aplicação da pena de suspensão. [RESPOSTA CORRETA]
  • D) Caso efetue colaboração premiada contra Leonardo Melo, estará sujeita às penas do crime de violação do segredo profissional.

A advogada Laís Giselly Nunes de Araújo foi apontada pela Polícia Federal como participante de um esquema de fraudes em concursos públicos, envolvendo corrupção, falsificação de documentos e possíveis irregularidades no próprio Exame de Ordem.

Com base no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94) e no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a alternativa correta:

  • A) Um advogado que obtém inscrição na OAB mediante fraude permanece regularmente inscrito, desde que não tenha atuado profissionalmente em processos judiciais.
  • B) A participação em fraude para obtenção de registro profissional ou aprovação em concursos públicos pode ensejar exclusão do quadro de advogados, suspensão e responsabilização civil e criminal. [RESPOSTA CORRETA]
  • C) A violação ética de um advogado não compromete a confiança pública na advocacia, sendo apenas uma questão interna da OAB.
  • D) Fraude em concursos públicos não é considerada falta disciplinar para advogados, pois não está diretamente ligada ao exercício da advocacia.

Confira outros temas que também já caíram na OAB:

Prepare-se com Estratégia OAB:

Coaching – 1ª Fase da OAB

Conheça os cursos!

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdos exclusivos e atualizações em tempo real?
Siga nossas redes e esteja sempre um passo à frente!


      0 Shares:
      Você pode gostar também