Prova comentada Direito Financeiro OAB 42

Prova comentada Direito Financeiro OAB 42

Acesse agora o Grupo de Estudos para 1ª fase da OAB Acesse agora o grupo de estudos para a 2ª fase da OAB!

Olá, futuro Advogado(a), tudo certo?!

Em 01/12/2024, foi aplicada a prova da primeira fase do XLII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Assim que encerrada, nosso time de professores elaborou o gabarito extraoficial e analisou o gabarito oficial da FGV, os quais serão apresentados juntamente com a nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 3 questões passíveis de recurso e/ou anulação, por apresentar duas ou nenhuma alternativa correta. No tipo de prova comentado, prova BRANCA, trata-se da questão 25, 34 e 43.

De modo complementar, elaboramos também um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, observarem os comentários, e comentarem as questões da prova:

Acesse AQUI!

Por fim, vocês poderão acompanhar os eventos e cursos para a fase discursiva, bem como outras novidades envolvendo o Exame de Ordem no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!

QUESTÃO 23. O Prefeito e a Câmara de Vereadores de Alfa, município com cem mil habitantes, situado no interior do Estado Beta, pretendem modernizar a administração pública municipal. Assim, iniciaram um programa de ampliação da transparência da gestão fiscal, que prevê a implantação de mecanismos previstos na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Responsabilidade Fiscal, objetivando dar maior efetividade ao princípio da transparência fiscal. Sobre a hipótese formulada, assinale a afirmativa correta.

a) As contas apresentadas pelo Prefeito devem ficar disponíveis, durante todo o exercício, apenas no órgão técnico responsável pela sua elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.

b) A realização de audiências públicas durante os processos de elaboração e discussão dos planos, da lei de diretrizes orçamentárias e dos orçamentos não pode ser aplicada ao Município Alfa, mas tão somente às esferas estadual ou federal.

c) o Município Alfa está obrigado a disponibilizar em meio eletrônico de amplo acesso público suas informações e seus dados contábeis, orçamentários e fiscais de acordo com uma periodicidade, um formato e um sistema estabelecidos pelo órgão central de contabilidade da União.

d) A prestação de contas do Prefeito deve ter ampla divulgação, mas o respectivo parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado Beta sobre tais contas é apenas enviado à Câmara de Vereadores para que estas possam ser julgadas, não podendo ser veiculado em meios eletrônicos de acesso público.

Comentários

A alternativa correta é a letra C. A questão trata sobre o princípio da transparência no direito financeiro.

A alternativa A está incorreta ao afirmar “apenas” no órgão técnico responsável. Dessa forma, as contas do Prefeito devem ser disponibilizadas publicamente em meios de comunicação amplos e não apenas no órgão técnico responsável pela sua elaboração. A transparência fiscal, prevista no art. 48 do CTN, exige que os cidadãos tenham fácil acesso às informações.

A alternativa B está incorreta, pois a transparência aplica-se a todos os entes, conforme preceitua o art. 1º em seu §2º da LRF.

A alternativa C está correta, pois está em conformidade com o art. 48, §2º da LRF que estipula que: “a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disponibilizarão suas informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais conforme periodicidade, formato e sistema estabelecidos pelo órgão central de contabilidade da União, os quais deverão ser divulgados em meio eletrônico de amplo acesso público”.

 A alternativa D está incorreta. De fato, a prestação de contas do Prefeito deve ter ampla divulgação, no entanto, o respectivo parecer do Tribunal de Contas também deve ser de ampla divulgação. Ao afirmar que o parecer do TC não poderia ser veiculado em meios eletrônicos, a questão confronta o art. 48 da LRF.

QUESTÃO 24. Em certo período de apuração, a despesa total de pessoal da União alcançou o patamar de 60% da receita corrente líquida (RCL), de acordo com os critérios de cálculo estabelecidos na Lei Complementar no 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF). Sobre o patamar alcançado, assinale a afirmativa correta.

a) Viola o limite válido para a esfera federal estabelecido na LRF, que é expressamente previsto em 45% da RCL.

b) Viola o limite válido para a esfera federal estabelecido na LRF, que é expressamente previsto em 50% da RCL.

c) Situa-se abaixo do limite válido para a esfera federal estabelecido na LRF, que está expressamente previsto em 70% da RCL.

d) Mantém-se dentro do limite válido para a esfera federal estabelecido na LRF, uma vez que configura o limite previsto naquela norma jurídica.

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata sobre os limites com despesa de pessoal previstos na LRF.

A alternativa B está correta, pois, de fato, ao alcançar o patamar de 60% da Receita Corrente Líquida, o ente ultrapassou o limite expressamente estipulado pela LRF, em seu art. 19, inciso I, que é de 50% para a União.

As demais alternativas, A, C e D, estão incorretas, pois estipulam valores distintos daquele expresso na LRF, que é de 50% da RCL para a União.

Quer saber mais sobre o Exame de Ordem? Acesse o nosso guia completo:

1ª fase do exame de ordem oab curso

Curso para a 1ª Fase da OAB

Conheça os cursos!

curso para a segunda fase do exame de ordem oab

Curso para a 2ª Fase da OAB

Conheça os cursos!

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube do Estratégia OAB

Grupo de Telegram para a OAB

Inscreva-se no nosso grupo do Telegram

0 Shares:
Você pode gostar também