O domínio e ou aprendizado constante do Direito e suas especificidades é o mínimo esperado de um advogado que almeja altos voos na carreira jurídica.
Entretanto, na prática do dia a dia, isso não basta. Afinal, o mercado exige muito mais do que conhecimento técnico: ele exige calma, comunicação e paciência.
Na rotina do profissional da advocacia, desafios são frequentes e não se resolvem apenas com doutrina e jurisprudência.
O profissional que se destaca é aquele que junta sua bagagem jurídica com uma postura contundente e sistemática.
Nesta matéria, veja cinco habilidades essenciais que vão além da teoria dos textos.
Confira nossas matérias em destaque:
- Os 4 maiores erros na preparação para a OAB!
- Fidelidade e sua correlação com a responsabilidade civil: como isso pode cair na prova da OAB?
- O que são e como funcionam as Sociedades de Advogados?
5 habilidades que todo advogado precisa desenvolver
Comunicação clara e persuasiva
Primeiramente, é necessário utilizar a comunicação escrita com segurança. Para isso, é fundamental estar sempre atento e atenta às normas da Língua Portuguesa. Afinal, é preciso clareza e objetividade na argumentação, nas petições e nas audiências.
Gestão de tempo e organização
Disciplina e organização são habilidade adquiridas com muita paciência. Num meio de prazos apertados, processos acumulados, e-mails e reuniões, essas duas palavras devem ser mantras. Por isso, escreva, planeje e guarde informações em agendas ou plataformas como Word e similares.
Inteligência emocional
Inteligência emocional talvez seja um dos maiores desafios de um bom profissional da advocacia. Por quê? Porque você terá que lidar com pressões e frustrações constante, bem como saber lidar com conflitos frequentes enquanto mantém a empatia no lugar com as outras pessoas.
Capacidade de negociação
A capacidade de negociar anda de mãos dadas com a inteligência emocional. Isso ocorre porque é crucial que você mantenha a cabeça fria enquanto lida com acordos, contratos e principalmente conciliações.
Atualização e aprendizado contínuo
Estar atualizado ou atualizada não é apenas sobre as informações do Direito, mas do mundo. A cada dia, inúmeras mudanças acontecem nos espaços digitais, na forma de se comunicar e na forma de lidar com o mercado. Nunca deixe de aprender!