O estudo encomendado pelo Conselho Federal da OAB e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que o home office é uma realidade para uma parcela significativa dos advogados e advogadas brasileiros.
De acordo com o 1º Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (Perfil ADV), 43% relataram trabalhar remotamente, evidenciando a crescente adoção dessa modalidade de trabalho.
Quando falamos de advogados autônomos os dados mudam, pois o número sobe para 51%. Já o trabalho remoto entre os que integram empresas ou escritórios privados é de 32%, e entre os que exercem cargo público é de 15%.
Observa-se uma maior frequência de home office entre as mulheres (46% contra 39% entre os homens), bem como entre os profissionais mais experientes, especialmente com 60 anos ou mais (51%, contra 35% entre 21 e 23 anos) e na faixa de renda familiar mais baixa (até dois salários mínimos são 59%, contra 30% na faixa acima de 20 salários mínimos).
Os pesquisadores também encontraram correlações entre a modalidade de trabalho e outros aspectos socioeconômicos.
Os dados mostram que 73% dos advogados que trabalham em home office têm rendimentos na faixa até cinco salários mínimos, em comparação com 58% daqueles que trabalham no modelo presencial.
Além disso, na faixa mais elevada de rendimento (acima de 20 salários mínimos), apenas 3% dos advogados que trabalham em home office se encontram nessa categoria, em comparação com 8% daqueles que atuam no modelo presencial.
O levantamento ainda destaca disparidades regionais, com o Sudeste apresentando o maior percentual de advogados que trabalham remotamente (48%), enquanto no Norte esse número cai para 32%.
O estudo se faz importante para que a OAB possa entender o lado bom e o lado ruim do trabalho remoto. Sendo assim, tomará atitudes para criar novas possibilidades de estruturação de uma advocacia e de igualdade.
- Clique aqui para ver a pesquisa Perfil ADV na íntegra.
Quer saber mais sobre o Exame de Ordem? Acesse o nosso guia completo:
Nossas redes sociais
Grupo de Telegram para a OAB