Prova comentada Direitos Humanos OAB XLI (41º) Exame

Prova comentada Direitos Humanos OAB XLI (41º) Exame

Olá, futuro Advogado(a), tudo certo?!

Em 28/07/2024, foi aplicada a prova da primeira fase do XLI Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Assim que encerrada, nosso time de professores elaborou o gabarito extraoficial e analisou o gabarito oficial da FGV, os quais serão apresentados juntamente com a nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

Desde já, destacamos que nosso time de professores identificou 1 questão passível de recurso e/ou anulação, por apresentar duas alternativas corretas.  No tipo de prova comentado, trata-se da questão 32.

De modo complementar, elaboramos também um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, observarem os comentários, e comentarem as questões da prova: confira AQUI!

Por fim, vocês poderão acompanhar os eventos e cursos para a fase discursiva, bem como outras novidades envolvendo o Exame de Ordem no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações! Estratégia OAB – YouTube

Confira AQUI as prova comentadas de todas as disciplinas!

QUESTÃO 17. Na qualidade de advogado, você foi consultado por um grupo de imigrantes que, uma vez residindo no território nacional, mesmo que em situação irregular, passou a trabalhar em condições indignas, tendo vários dos direitos trabalhistas, expressamente reconhecidos aos trabalhadores em geral, desrespeitados. Sobre esse caso, assinale a afirmativa que apresenta a orientação correta que você prestou.

a) Em razão de o Estado brasileiro ainda não ter ratificado a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros de suas Famílias, a situação não poderá ser submetida à apreciação dos órgãos integrantes do sistema regional americano de proteção dos direitos humanos.

b) Na condição de Estado-membro da Organização dos Estados Americanos, o Brasil tem o dever de respeitar e garantir os direitos dos trabalhadores migrantes indocumentados, independentemente de sua nacionalidade, em nome do direito à igualdade e não discriminação em relação aos trabalhadores nacionais

c) Os trabalhadores em referência poderão levar o caso ao conhecimento da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, muito embora não tenham assegurada a possibilidade de acesso ao Poder Judiciário nacional, diante do status irregular do seu ingresso e permanência no território brasileiro.

d) Os trabalhadores em questão têm assegurado o acesso tanto ao Poder Judiciário local, quanto aos órgãos integrantes do sistema regional americano de proteção dos direitos humanos, inclusive de forma simultânea, diante da inexistência de litispendência entre as instâncias nacional e internacional.

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão trata sobre direitos e garantias dos trabalhadores migrantes.

A alternativa B está correta. Para responder a essa questão, o examinando deveria ter familiaridade com alguns artigos legais que regulam a política migratória, como a proteção dos direitos fundamentais dos imigrantes, bem como a proteção dos direitos trabalhistas e à saúde do trabalhador migrante. O Brasil deve respeitar e garantir direitos aos trabalhadores migrantes em igualdade com os trabalhadores nacionais, para que toda pessoa goze desse direito em condições justas, equitativas e satisfatórias, inclusive de saúde, garantindo a igualdade de tratamento e de oportunidade ao migrante e a seus familiares e o repúdio e prevenção à xenofobia, ao racismo e a quaisquer formas de discriminação. A alternativa encontra fundamentos em diversos dispositivos legais, como no artigo 3º, II e IX da Lei de Migração (Lei 13.445/17), bem como no Pacto San José da Costa Rica (Decreto 678/92), nos seus artigos 1º e 10. Ainda, no Protocolo de San Salvador (Decreto 3.321/99) arts. 7º e 10. As demais alternativas estão incorretas, conforme o comentário da alternativa B.

QUESTÃO 18. Em razão da alta concentração de indígenas no Município X e com vistas à melhor promoção dos seus direitos e garantias, as autoridades locais adotaram uma série de medidas administrativas com impacto direto sobre as referidas comunidades. Não lhes foi franqueada, contudo, qualquer mecanismo de participação nos ciclos de elaboração e implementação dessas medidas. Nesse contexto, você foi procurado(a), como advogado(a), para representar uma das comunidades. À luz da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais, assinale a opção que apresenta, corretamente, sua orientação.

a)  É assegurado às comunidades indígenas e às populações tradicionais o direito à consulta, mediante procedimentos apropriados e, particularmente, por meio de suas instituições representativas, cada vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetíveis de afetá-las diretamente.

b) No caso específico, a Convenção em questão excetua o dever de assegurar a participação das comunidades indígenas diretamente atingidas, já que se trata de medidas tomadas com o intuito de promover a máxima eficácia dos direitos e das garantias dessas populações tradicionais.

c) Apesar de as disposições da Convenção em questão estabelecerem a necessidade de efetiva participação das comunidades indígenas cada vez que forem previstas medidas legislativas ou administrativas suscetíveis de afetá-las diretamente, a não observância desse dever estatal somente acarreta vício capaz de anular os atos praticados se restar demonstrado, no caso concreto, a existência de prejuízo.

d) É assegurado às comunidades indígenas e populações tradicionais o direito à consulta, mediante procedimentos apropriados, cada vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetíveis de afetá-las diretamente. No âmbito nacional, confiou-se à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) a atribuição para representar diretamente as referidas comunidades, por serem desprovidas de personalidade jurídica própria.

Comentários

A alternativa correta é a letra A. A questão trata sobre a Resolução 169 da Organização Internacional do Trabalho. Exigindo o conhecimento do examinando à essa Resolução especificamente, eliminando as demais alternativas em dissonância.

A alternativa A está correta, portanto, sendo essa a alternativa correspondente à orientação da Resolução 169 da Organização Internacional do Trabalho. Consoante a Convenção, a consulta aos povos interessados, deverá proceder mediante procedimentos apropriados toda vez que sejam previstas medidas legislativas ou administrativas suscetíveis de afetá-los diretamente. Essas medidas podem ser tanto aditadas pela esfera pública quanto pela esfera privada. Ou seja, a OIT 169 trata da importância de realizar uma consulta livre, prévia e informada sempre que alguma obra, ação, política ou programa for ser desenvolvido e afete aos povos tradicionais. Independente da iniciativa pública ou privada, a consulta é prevista pela OIT 169. Portanto, as demais alternativas estão incorretas, por não corresponderem à Convenção 169 da OIT no que tange a consulta aos povos interessados.

Quer saber mais sobre o Exame de Ordem XLI (41º) Exame?

Prova OAB

Grupo de Telegram para a OAB

Inscreva-se no nosso grupo do Telegram

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube do Estratégia OAB

1ª fase do exame de ordem oab curso

Curso para a 1ª Fase da OAB

Conheça os cursos!

curso para a segunda fase do exame de ordem oab

Curso para a 2ª Fase da OAB

Conheça os cursos!

Leia também:

0 Shares:
Você pode gostar também