Prova comentada OAB 43º exame: Direitos Humanos

Prova comentada OAB 43º exame: Direitos Humanos

Acesse agora o Grupo de Estudos para 1ª fase da OAB Acesse agora o grupo de estudos para a 2ª fase da OAB!

Olá, futuro Advogado(a), tudo certo?!

Em 27/04/2025, foi aplicada a prova da primeira fase do 43º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Assim que encerrada, nosso time de professores elaborou o gabarito extraoficial e analisou o gabarito oficial da FGV, os quais serão apresentados juntamente com a nossa PROVA COMENTADA.

Este material visa a auxiliá-los na aferição das notas, elaboração de eventuais recursos, verificação das chances de avanço para fase discursiva, bem como na revisão do conteúdo cobrado no certame.

De modo complementar, elaboramos também um caderno para nossos seguidores, alunos ou não, observarem os comentários, e comentarem as questões da prova!

Por fim, vocês poderão acompanhar os eventos e cursos para a fase discursiva, bem como outras novidades envolvendo o Exame de Ordem no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e ative as notificações!

Estratégia OAB – YouTube

Esperamos que gostem do material e de todos os novos projetos que preparamos para que avancem rumo à aprovação.

Contem sempre conosco.
Yasmin Ushara,
Coordenação de Rodadas do Estratégia Carreiras Jurídicas.

Confira a prova comentada de todas as disciplinas agora mesmo!

Direitos Humanos

Comentários

A alternativa correta é a letra B. A questão aborda os mecanismos globais de responsabilização internacional por violações de Direitos Humanos, especificamente crimes de genocídio.

A alternativa A está incorreta. A CIJ é o principal tribunal da ONU para litígios entre Estados. A Convenção para Prevenção e Repressão do Genocídio (art. IX) determina que disputas entre Estados-Partes relativas a genocídio sejam submetidas à CIJ​. Contudo, apenas Estados-Partes podem levar casos à CIJ (Estatuto da CIJ, art. 34), não cabendo a ONGs apresentar demanda direta.

A alternativa B está correta. O Tribunal Penal Internacional (TPI), nos termos do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, Art. 5º, alínea “a”, terá competência para julgar crime de genocídio.

A alternativa C está incorreta. O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas atua mais na promoção, fiscalização e recomendação de políticas públicas, mas não tem competência para julgar crimes de genocídio ou responsabilizar criminalmente Estados ou indivíduos. Resolução 60/251 da Assembleia Geral da ONU.

A alternativa D está incorreta. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos não possui competência judicial ou de responsabilização de Estados por crimes como o genocídio, mas, conforme a resolução 48/141 da Assembleia Geral da ONU (1993), art. 3(b), o Alto Comissário tem o mandato de “responder a informações relativas a violações de direitos humanos”.

Comentários

A alternativa correta é a letra A. A questão aborda Direito à Educação e conhecimento do Sistema Interamericano.

A alternativa A está correta. Esgotados os recursos internos, com base nos artigos 44 e 46 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, esta pode receber petições individuais alegando violação de direitos humanos reconhecidos na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica) e em tratados complementares.

A alternativa B está incorreta. O STF reconhece o direito à educação como direito subjetivo público, que pode ser exigido judicialmente (STF – ARE: 639337 SP, Relator.: Min. CELSO DE MELLO, Data de Julgamento: 21/06/2011, Data de Publicação: DJe-123 DIVULG 28/06/2011 PUBLIC 29/06/2011).

A alternativa C está incorreta. O Protocolo de São Salvador, em seu artigo art. 19, (6), prevê que violações de certos direitos sociais, como educação, podem ser objeto de petições individuais.

A alternativa D está incorreta. O Brasil ratificou o Protocolo de São Salvador em 1996 (Decreto nº 3.321/1999), com reservas parciais, não em relação ao direito à educação.

Se o seu sonho é se tornar Advogado, Juiz, Promotor, Procurador ou Delegado, comece pelo primeiro passo: conquistar a OAB. Estude de forma estratégica com o curso que mais aprova e transforme seu sonho em realidade com o Estratégia OAB.

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdos exclusivos e atualizações em tempo real?
Siga nossas redes e esteja sempre um passo à frente!

0 Shares:
Você pode gostar também