Que o mercado para advogados é altamente competitivo todo mundo já sabe. Diante de um cenário que, em certos segmentos, aparenta estar saturado, muitos profissionais buscam oportunidades que ofereçam maior rentabilidade e possibilidade de desenvolvimento.
Nesta matéria do Estratégia OAB, você encontrará cinco áreas do Direito que permitem boas oportunidades para avançar na carreira.
Confira nossas matérias em destaque:
- Fidelidade e sua correlação com a responsabilidade civil: como isso pode cair na prova da OAB?
- O que são e como funcionam as Sociedades de Advogados?
- Os 4 maiores erros na preparação para a OAB!
5 áreas do Direito em crescimento para advogados
Direito digital e a privacidade dos dados
O Direito Digital é um amplo terreno, com muito espaço a ser explorado. Com o surgimento e crescimento das plataformas de relações on-line, como as redes sociais, diversas situações ocorridas nesses espaços passaram a permear o campo jurídico.
Afinal, vazamento de dados, fraudes e outros cibercrimes se tornaram parte da vida cotidiana. Nesse cenário, um advogado poderá trabalhar auxiliando juridicamente na:
- Proteção de dados, cibercrimes, contratos digitais e responsabilidade civil no ambiente virtual.
- Consultoria para empresas e plataformas digitais, além de representar clientes em disputas envolvendo internet e tecnologia.
- Elaboração de políticas de privacidade, termos de uso, defende em casos de vazamento de dados e protege marcas e conteúdos online.
Direito trabalhista e as novas relações profissionais
O campo trabalhista é uma parte do Direito Privado, sendo responsável por regular as relações e dinâmicas profissionais. Ele contribui na definição dos aspectos jurídicos e legislativos que envolvem as vinculações entre empregado e empregador.
Confira alguns exemplos das ações desse profissional:
- Resolução de conflitos como demissões, verbas rescisórias, assédio e jornadas de trabalho.
- Consultoria para empresas e auxílio no cumprimento da legislação trabalhista, bem como elaboração de contratos.
- Representação de clientes em ações judiciais, negociações coletivas e acompanhamento durante processos administrativos.
Direito médico e a crescente demanda no setor da saúde
A judicialização permeia diversos setores da sociedade, e o campo médico não é exceção. O avanço tecnológico e a ampliação do acesso à informação têm elevado o nível de conscientização da população sobre seus direitos relacionados à saúde.
Veja motivos para optar por a via do Direito Médico como um advogado:
- Auxílio e representação em casos de erro médico, assim como responsabilidade civil de profissionais e instituições de saúde e questões éticas e disciplinares.
- Consultoria para hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais da saúde.
- Representação jurídica de clientes, bem como defesas em conselhos de classe e demandas relacionadas ao SUS, por exemplo.
Direito imobiliário e seu boom!
Diante das transformações nas formas de moradia e nas dinâmicas urbanas, o Direito Imobiliário se tornou um campo promissor. Envolvendo temas como compra, venda e locação de imóveis, o setor oferece oportunidades tanto na assessoria preventiva quanto na resolução de conflitos.
Confira alguns motivos para entrar na área:
- Elaboração de contratos de compra, venda, locação, usucapião e regularização de imóveis.
- Consultoria contratual para incorporadoras, construtoras, imobiliárias e proprietários.
- Representação de clientes em disputas relacionadas à posse e propriedade, tal como registro e leilões.
Direito ambiental e regulatório, focando na sustentabilidade
Em tempos de intensos debates sobre sustentabilidade, as exigências legais relacionadas à regulação ambiental estão cada vez mais presentes nas relações entre empresas e instituições.
Esses espaços, que inevitavelmente utilizam recursos naturais e geram impactos, abriram espaço de destaque para a atuação de advogados especializados na área. Eles lidam com temas como licenciamento ambiental, cumprimento de normas e interlocução entre órgãos.
Veja algumas possibilidades de atuação nesse ramo:
- Defesa administrativa e judicial de casos de infrações ambientais.
- Consultoria para empresas sobre cumprimento da legislação ambiental.
- Elaboração de pareceres e acompanhamento processos de licenciamento junto a órgãos ambientais e públicos.