Uma das principais perguntas dos candidatos que estão se preparando para o Exame da Ordem dos Advogados Brasil é: quem corrige as provas da 2ª fase do Exame OAB?
A resposta é simples. Após recolher todas a provas realizadas, os pacotes são levados para o Rio de Janeiro, para a sede da FGV. Lá elas são digitalizadas e 165 corretores são divididos em grupos, conforme matéria, para dar início as correções. Uns avaliam as quatro questões e outros a prova prático profissional.
A correção é feita com base no espelho de prova. Estes corretores têm formação jurídica e estão preparados para corrigir as provas ( são advogados, magistrados, promotores, servidores públicos da área jurídica etc.), mas como são milhões de avaliações, errar é humano.
Por isto, os candidato que não concordarem com a nota preliminar, podem entrar com recurso. Ao enviar o recurso, outros corretores são designados para avaliar a segunda fase.
Vale ressaltar, que os corretores não têm acesso a nenhum dado dos candidatos, para garantir a imparcialidade na avaliação. Nesta caso os candidatos são tratados como números.
Em media os corretores julgam mais de 70 mil provas em um prazo de três (3) semanas.
Exame OAB correção recursos
Quer saber mais sobre o Exame de Ordem?
Nossas redes sociais
Grupo de Telegram para a OAB
Inscreva-se no nosso grupo do Telegram
Quer saber tudo sobre o Exame de Ordem? Acesse:
Nossas redes sociais