Estatísticas completas do Exame de Ordem da OAB
Principais súmulas de Direito do Consumidor para OAB . Um apanhado das jurisprudências do STF e do STJ mais cobradas em provas.

Estatísticas completas do Exame de Ordem da OAB

Sabemos que o Exame de Ordem da OAB é requisito obrigatório para estudantes que terminam a graduação e querem exercer a profissão de advogado.

No 38º EOU a OAB aumentou de 17 para 20 disciplinas. Foram inseridas na 1ª fase as disciplinas de  Direito EleitoralDireito Financeiro e Direito Previdenciário.

Sendo assim, a prova é composta de 80 questões de múltipla escolha divididas em 20 disciplinas.

A 2ª fase exige maior profundidade e especialização. A prova prático-profissional avalia a expressão escrita e as competências práticas dos futuros operadores do Direito nas áreas profissionais de sua escolha.

Sabendo da dificuldade e do alto nível de complexidade da prova feita pela banca FGV, muitos candidatos não conseguem a tão sonhada aprovação de primeira.

Vale destacar que apenas cerca de 20% dos candidatos são aprovados. Neste artigo traremos a você as estatísticas completas do Exame nesses últimos tempos.

A aprovação no Exame passou a ser obrigatória em 1997. Isso porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96) retirou barreiras para a implantação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, o que trouxe um expressivo crescimento no número de faculdades de Direito no país.

Índices do número de inscritos dos exames 34º ao 38º

Os dados revelaram que o número de inscritos não passou por mudanças significativas entre os exames 34 e 37, porém, no exame 38, foi registrado o menor quantitativo, com apenas 102.927 inscrições.

38º EOU
102.927 inscritos
27.294 aprovados (26.51%)

37º EOU
151.654 inscritos
40.212 aprovados (26,52%)

36º EOU
118.439 inscritos
22.946 aprovados (19,37%)

35º EOU
147.652 inscritos
33.591 aprovados (22,75%)

34º EOU
123.558 inscritos
24.840 aprovados (20,10%)

Média das 5 últimas edições (34 a 38)

644.230 inscritos
148.883 aprovados (23.11%)

Evolução do quantitativo de inscritos e número de aprovados
Evolução do quantitativo de inscritos e número de aprovados

Estatísticas de aprovações dos exames 34º ao 38º

Em que pese o número de inscritos na última edição do exame tenha sido o menor, foi observado o maior índice de aprovação, estando em igualdade com o número do 37º EOU. Confira abaixo:

Estatísticas completas: Escolha e aproveitamento das disciplinas

Um análise feita pelos professores Ricardo Torques, Rodrigo Martins e Thiago Foetsch, se deu quanto ao aproveitamento das disciplinas na primeira fase do Exame.

Ética Profissional

Direito Constitucional

Direito Processual Civil

Direito Penal

Direito Processual Penal

Direito Administrativo

Direito do Trabalho

Direito Processual do Trabalho

Direito Empresarial

Direito Tributário

Direitos Humanos

Direito Ambiental

Direito da Criança e do Adolescente

Direito do Consumidor

Direito Internacional

Filosofia

Direito Financeiro

Direito Eleitoral

Direito Previdenciário

Informações sobre as edições II a XXIX

Números de inscritos e aprovados

De acordo com o documento, entre as edições II e XXIX do Exame Unificado, realizadas de 2010 até 2019, foram contabilizados 3.555.972 inscritos, uma média de 126.999 inscritos por edição e 380.997 inscritos por ano. Nas 28 edições, 1.077.837 examinandos fizeram a prova OAB e 660.298 em números absolutos (61,26%) foram aprovados.

Pela observação dos dados, contudo, percebe-se uma relação inversa entre a taxa de aprovação e o número de participações de cada examinando nos Exames.

Assim, no total de edições analisadas, a média foi de 3,29 inscrições por examinando, levando à conclusão de que, a cada edição, somente 30% dos participantes da primeira fase estão fazendo a prova pela primeira vez.

É interessante notar também que quanto maior o número de tentativas em exames realizadas pelo candidato, menor é o percentual de aprovação. Assim, durante todo esse período avaliado, do número total que realizou o exame apenas uma vez, 68% foram aprovados.

Porém, o percentual vai caindo a cada novo pequeno grupo de estudantes que se formam precisando de mais tentativas, chegando a 45% dentre os que prestam o Exame mais de seis vezes.

Estatísticas completas do Exame

De acordo com o levantamento, como o Exame avalia o conhecimento acumulado pelo examinando durante a graduação, é natural que os candidatos aprovados na primeira tentativa possuam melhor formação.

E, à medida que vão sendo necessárias novas tentativas, restam participantes cada vez menos preparados para atender às exigências do Exame.

Se considerarmos o número total de inscritos durante as 28 edições, é possível concluir que 262.479 examinandos, ou seja, apenas 40% obtiveram aprovação na primeira tentativa e que, 75% do total ficaram entre os que transitaram entre uma e três tentativas.

Estatísticas Completas: Índice de aprovação nas edições II e XXIX

A análise permite notar também que o percentual de aprovados ao longo de todas as edições realizadas em número absolutos acaba por ser bastante superior do que o percentual por edição.

No último Exame avaliado pelo documento, por exemplo, a edição XXXIX, do total de 122.600 inscritos, 27.700 foram aprovados, ou seja, um percentual de apenas 22,6%.

Nesse sentido, é possível notar que, a cada edição o percentual de aprovados transita entre 10% e 30%, um valor bastante baixo dado o número de bacharéis que se formam ou estão prestes a se formar em cada uma delas.

Estatísticas completas do Exame

DETONE NA OAB

Estatísticas completas: Aprovação por estados e regiões do país

Ao longo desses anos, o estado cuja taxa média de aprovação foi maior foi o Ceará, em que alcançou 70%. Logo em seguida vêm os estados do Paraná, com 66% e de Minas Gerais, com 65%. Já o estado com menor percentual foi o Amapá, com 49%. São Paulo figurou no meio, ficando com 59%.

Estatísticas completas do Exame

Já em relação à região, a que possui o maior percentual de aprovação é a região Sul, com 64,5%, sendo seguida pelo Nordeste, com 62,8% e só depois pelo Sudeste, com 61,4%. A região com menor índice de aprovação é a região Norte, com 56,2%, A região Centro-oeste ficou com 56,9%.

Outra análise muito interessante se deu quanto ao aproveitamento das disciplinas na primeira fase do Exame, que se deu com a medida de percentual de acertos nas questões objetivas nas primeiras fases, entre as edições II e XXIX.

Por meio dela, foi possível aferir que as disciplinas de Estatuto da OAB e Código de Ética e Disciplina obtiveram o maior percentual de acertos, 58,2%, sendo imediatamente seguidas pelas disciplinas de Direito do Consumidor e Estatuto da Criança e do Adolescente.

Já a disciplina de Filosofia do Direito foi a que obteve menor percentual de acertos, 31,7%, sendo seguida por Direito Empresarial, Direito Internacional e Direito Penal.

Estatísticas completas do Exame

Na segunda fase, quando os examinandos escolhem uma área de concentração, foi possível notar uma linearidade na predileção pela área de Direito Penal não só ao longo da 28 edições (30,1%), mas também nas três últimas edições analisadas – XXVII, XXVIII, e XXIX (31,7%). Em seguida, vem a área de Direito do Trabalho (25,6%).

Direito Civil, que ao longo das 28 edições figura em terceiro lugar (15,1%), passou a figurar em quarto nas últimas três edições (11,6%), ficando agora atrás de Direito Constitucional, que no total de edições contava apenas com 7,7 das opções (figurando em quinto lugar), mas que nas três últimas edições alcançou 13,9%.

Por fim, são escolhidas as áreas de Direito Tributário (11%) e Direito Empresarial, cuja opção se mantém como a mais baixa, sendo de 1% nas últimas três edições.

Nesse conjunto de aspectos, foi curioso observar que as duas áreas mais escolhidas para a segunda fase, Direito Penal e Direito do Trabalho, são as que contam com o segundo e terceiro menores índice de aproveitamento, 17,7% e 17,9%, respectivamente, ficando atrás apenas do de Direito Empresarial (11,8%).

E foi mais uma vez a área de Direito Constitucional que se destacou, ficando com maior índice de aproveitamento, um total de 29,6%.

O documento ainda traz dados mais detalhados sobre a evolução do ensino superior do Brasil, um panorama sobre o ensino jurídico e o perfil sócio-econômico dos candidatos, usando critérios como gênero, etnia, nível de instrução formal dos pais, tipo de instituição de ensino cursada, formação e faixa de renda.

Acesse o documento.

Quer saber tudo sobre o Exame de Ordem? Acesse:

Prova OAB

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdo completo e atualizado até você obter a aprovação na OAB. Conheça o LDI – 💻Livro Digital Interativo: exclusividade da Assinatura OAB!

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube Estratégia OAB

Inscreva-se no Telegram

Veja com mais detalhes como funciona a prova da OAB 1ª fase!

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube do Estratégia OAB

Grupo de Telegram para a OAB

Inscreva-se no Telegram

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdo completo e atualizado até você obter a aprovação na OAB. Conheça o LDI – 💻Livro Digital Interativo: exclusividade da Assinatura OAB!

0 Shares:
Você pode gostar também