O Exame de Ordem da OAB é uma das provas mais importantes para aqueles que desejam atuar na área jurídica como advogados.
Dividido em duas fases, o exame exige conhecimento e muita dedicação dos candidatos. Mas fica a pergunta: Qual fase OAB reprova mais?
Qual a fase da OAB é considerada a mais difícil?
Prova Objetiva
Acesse agora o Grupo de Estudos para 1ª fase da OAB
A primeira fase, conhecida como prova objetiva, é composta por 80 questões de múltipla escolha. Nessa etapa, são cobrados conhecimentos em diversas áreas do Direito, como civil, penal, trabalhista, constitucional, administrativo, tributário, ética, entre outras.
Essa fase é considerada a mais difícil pelos candidatos, já que é preciso ter um amplo conhecimento das matérias cobradas e lidar com o tempo limitado para responder as questões.
A primeira fase é também a que reprova mais candidatos.
Isso porque, para ser aprovado para a segunda fase, é preciso acertar pelo menos 50% das questões.
Em média, cerca de 80% dos candidatos são reprovados nessa etapa.
Leia também: Como passar na OAB: 4 dicas infalíveis para se tornar advogado o quanto antes!
Prova prático-profissional
Acesse agora o grupo de estudos para a 2ª fase da OAB!
Já a segunda fase, conhecida como prova prático-profissional, é composta por uma peça processual e quatro questões dissertativas. Nessa etapa, os candidatos precisam demonstrar habilidades em uma área específica do Direito escolhida por eles no momento da inscrição.
Diferentemente da primeira fase, a segunda fase tem um índice menor de reprovação, em torno de 30%.
Matérias mais cobradas no Exame de Ordem da OAB
As matérias mais cobradas no Exame de Ordem são Direito Civil, Direito Penal, Direito Trabalhista e Direito Constitucional. Por isso, é fundamental que o candidato tenha um bom domínio dessas áreas do Direito para ter mais chances de aprovação.
Requisitos
Para fazer o Exame de Ordem, é necessário ser bacharel em Direito ou estar no último ano da graduação.
Além disso, é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso, e não possuir nenhuma sanção disciplinar junto à OAB.
Leia também: Quem pode fazer a Prova da OAB?

