O Brasil comemora anualmente, em 11 de agosto, o Dia do Advogado, data que homenageia esses profissionais responsáveis por representar os cidadãos, em qualquer instância, juízo ou tribunal, em suas demandas públicas ou particulares e, por isso, tão essenciais à função da justiça.
A data é celebrada em homenagem à criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, ambos instituídos por D. Pedro I, em 1827.
Tradicionalmente, neste dia, os estudantes de Direito festejam o chamado “Dia da Pendura”, quando saíam pelos restaurantes próximos das universidades, consumindo sem pagar, já que a conta ficava “pendurada” em razão da grande importância social atribuída à futura profissão.
Durante muito tempo, a advocacia foi sinônimo de status, acessível apenas a membros de famílias abastadas. Alguns nomes expressivos da história do Brasil, como Rui Barbosa e Luís Gama, foram fundamentais para difundir a profissão no país.
Em algumas regiões, os advogados também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro da advocacia.
Para exercer a profissão de Advogado no Brasil, é necessário concluir o curso superior em Direito e ser aprovado no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Isso porque a advocacia é considerada um munus público: uma atividade legalmente instituída, em benefício da coletividade, que não pode ser recusada, salvo nos casos previstos em lei.
De acordo com a OAB, mais de 1,3 milhão de pessoas atuam como advogados no país. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de nações com o maior número de juristas, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Além disso, 22 dos 37 ex-presidentes da República eram bacharéis em Direito. É comum que, em 11 de agosto, Tribunais suspendam o expediente em homenagem ao Dia do Advogado.
Quer se tornar advogado? Conheça nosso curso preparatório para a OAB e dê o próximo passo rumo à sua carreira jurídica de sucesso!
Acesse agora o Grupo de Estudos para 1ª fase da OAB

