Matérias OAB: 1ª fase, dicas e estratégias!

Matérias OAB: 1ª fase, dicas e estratégias!

O Exame da Ordem dos Advogados é conhecido por sua alta complexidade e exigência, o que faz com que uma boa estratégia na resolução das questões seja fundamental para um resultado positivo. Por isso, é importante que o candidato conheça bem as matérias OAB que são cobradas na prova de 1ª fase, bem como em que quantidade elas costumam aparecer.

No entanto, é importante destacar que não há uma distribuição obrigatória de questões por disciplina no exame da OAB. Isso significa que não é possível saber com antecedência quantas perguntas cairão para determinada área. Ainda assim, é possível analisar as provas anteriores OAB e criar um cronograma de estudo eficaz.

Ao se preparar para o exame da OAB, o candidato deve ter em mente que é necessário estudar todas as disciplinas que são cobradas na prova, já que a distribuição das questões pode variar a cada edição. Além disso, é importante dedicar uma atenção especial àquelas matérias em que o candidato apresenta mais dificuldade, para garantir um bom desempenho em todas as áreas do conhecimento.

Além disso, o 38º Exame de Ordem apresenta algumas mudanças em relação às matérias que serão abordadas, são três novas disciplinas que serão cobradas na 1ª fase, além das anteriores. Se você deseja compreender tudo o que pode ser cobrado no exame e planejar sua preparação com mais eficiência para alcançar a aprovação, continue lendo este texto e fique por dentro das informações.

Estudar para a primeira fase da OAB pode ser bastante complicado
Estudar para a primeira fase da OAB pode ser bastante complicado

Matérias OAB: recorde o funcionamento das fases do Exame de Ordem

A primeira fase da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma etapa importante na jornada de qualquer acadêmico de Direito. Após aprovação nessa etapa, o estudante pode seguir para a segunda fase e, finalmente, conseguir a tão sonhada inscrição no quadro de advogados do Brasil.

Diferentemente da segunda fase, na primeira, os alunos devem estudar uma ampla gama de conteúdos estudados durante toda a graduação, incluindo matérias com as quais eles possam ter menos afinidade. Por isso, é importante estabelecer as áreas de foco e as de maior dificuldade durante o preparo para a primeira fase da OAB.

A prova da primeira fase da OAB aborda questões de 20 matérias diferentes, o que é, sem dúvidas, um grande desafio para todos os que pretendem exercer a advocacia.

Assim, conhecer a ordem das questões OAB da prova para cada matéria é fundamental para estabelecer um cronograma de estudos eficaz. É importante priorizar a maior chance de aprovação na primeira fase da OAB, escolhendo as áreas de maior foco nos estudos.

Além disso, estar atento às permissões e proibições é uma forma de evitar qualquer tipo de imprevistos, que podem atrapalhar psicologicamente ou mesmo acarretar na desclassificação dos examinandos.

Tanto para a primeira fase da OAB como também para a segunda, é relevante considerar dois pilares fundamentais: preparação e condicionamento. O primeiro diz respeito ao estudo e domínio dos conteúdos. Já o segundo está relacionado às condições pessoais: sono, alimentação e preparo emocional, que afetam tanto quanto quaisquer outros problemas na hora da prova.

Para tanto, existem certas dicas que podem auxiliar os examinandos no momento de realização da prova, o que é determinante para um melhor desempenho e garantir a aprovação sem eventuais problemas na primeira fase da OAB.

Quais as matérias cobradas na Primeira Fase da OAB?

A primeira fase da OAB é um desafio bastante significativo na vida de todos os acadêmicos de Direito. Partindo-se dela e ultrapassando a segunda fase, alcança-se a tão sonhada inscrição no quadro de advogados do Brasil.

Diferentemente da segunda fase, em que os alunos poderão escolher a matéria de melhor interesse e se dedicar inteiramente ao estudo de um único escopo de tema, na primeira fase é abordada boa parte dos conteúdos estudados durante toda a graduação.

Isso faz com que matérias com menos afinidade para os acadêmicos sejam objeto de estudo, o que pode se tornar difícil. Por isso, durante o preparo, é preciso estabelecer as áreas de foco e aquelas que cada um possui mais dificuldade, a fim de atingir a aprovação.

A divisão das matérias da primeira fase da OAB acontece, a princípio, da seguinte forma:

  1. Ética Profissional;
  2. Direito Constitucional;
  3. Direito Civil;
  4. Direito Processual Civil;
  5. Direito Administrativo;
  6. Direito Penal;
  7. Direito Processual Penal;
  8. Direito do Trabalho;
  9. Processo do Trabalho;
  10. Direito Tributário;
  11. Direito Empresarial;
  12. Filosofia do Direito;
  13. Direitos Humanos;
  14. Direito Internacional;
  15. Direito Ambiental;
  16. Direito Eleitoral;
  17. Direito Financeiro;
  18. Direito Previdenciário;
  19. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  20. Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Distribuição de questões por matéria OAB

Conhecer a quantidade de questões na prova respectivas a cada matéria pode ser uma forma de auxiliar na preparação de cronogramas de estudo. Cada acadêmico, neste ponto da formação, deve priorizar a maior chance de aprovação na primeira fase da OAB, com a segurança de poder se preparar para a segunda.

Como falamos, embora o edital não estabeleça uma distribuição obrigatória de questões por disciplina, ela tem se mantido constante nos últimos exames. Abaixo você confere o quadro completo das matérias cobradas na 1ª fase da prova da OAB.

DisciplinasQuestões
Ética Profissional8
Direito Administrativo5
Direito Civil6
Direito Processual Civil6
 Direito Constitucional6
Direito Empresarial4
Direito Penal6
Direito Processual Penal6
Direito do Trabalho5
Direito Processual do Trabalho5
Direito Tributário5
Direitos Humanos2
Código de Defesa do Consumidor2
Estatuto da Criança e do Adolescente2
Direito Ambiental2
Direito Internacional2
Filosofia do Direito2
Direito Eleitoral2
Direito Financeiro2
Direito Previdenciário2
Distribuição de questões por matérias na prova OAB 1ª fase
Organização e rotina são importantíssimas para a aprovação na primeira fase da OAB
Organização e rotina são importantíssimas para a aprovação na primeira fase da OAB

Ressalta-se que é necessário sempre consultar o edital para verificar eventuais alterações no quadro de questões e/ou inserção de novas matérias.

Como Estudar para a Primeira Fase da OAB?

Definir um cronograma de estudos OAB gradual e objetivo é relevante para se conseguir constância. Para aqueles que não estão acostumados a passar 4 ou 6 horas estudando, primeiro é necessário criar uma escala de abordagem entre as matérias com maior dificuldade e ir inserindo gradativamente outras.

Boa parte dos alunos se propõe a alcançar somente a média na prova, mas esta é uma tentativa perigosa e que pode levar à reprovação na primeira fase da OAB. O objetivo dos estudos deve ser sempre melhorar o raciocínio jurídico e alcançar o máximo de desempenho possível. Isso garante tranquilidade e diminui a ansiedade na hora da prova real.

Por isso, considerando a média de 40 pontos para a aprovação efetiva na primeira fase da OAB, deve-se sempre buscar manter uma margem grande na realização de simulados, como 60 pontos de acertos.

No momento da prova, presume-se que os acadêmicos, mesmo que superficialmente, já abordaram todos os conteúdos propostos durante a graduação. Então, para melhor aproveitamento, é importante se manter sempre focado, o que demandará, ao final da graduação, um foco maior em revisar os conteúdos, sem precisar aprender desde o começo.

Assim, para revisar os conteúdos, a seguinte ordem é recomendada: resolução de questões; anotações a respeito dos temas das questões e dos comentários; vídeo-aulas e/ou apostilas resumidas acerca do conteúdo anotado.

Seguindo um cronograma de estudo baseado em pontos fortes, pode-se dividir as matérias da seguinte forma:

Uma pequena sugestão de como distribuir tempo de estudo
Uma pequena sugestão de como distribuir tempo de estudo
AfinidadeFacilidadeDificuldade
CDCÉtica ProfissionalDireito Ambiental
Processo do TrabalhoECADireito Internacional
Direito do TrabalhoDireitos HumanosDireito Empresarial
Direito Processual PenalFilosofia do DireitoDireito Tributário
Direito Penal Direito Administrativo
Direito Processual Civil: Direito Constitucional
Direito Civil  
Total de questões:
39 questões08 questões33 questões
Quadro de disciplinas e distribuição em questões

Esta divisão possibilita um melhor aproveitamento dos estudos e aumenta as chances de aprovação na primeira fase da OAB.

Boas Práticas para o Dia da Prova da Primeira Fase da OAB

No dia da prova da primeira fase da OAB, é crucial manter alguns determinados comportamentos, levar os materiais adequados, além de uma boa noite de sono e estar bem alimentado(a).

Uma das coisas mais importantes na hora da prova é estar atento aos itens necessários:

  • Documento de identificação;
  • Caneta esferográfica transparente azul ou preta;
  • É importante também verificar a necessidade do uso de máscaras nas salas de prova.

Estes são os itens obrigatórios, pois sem eles pode não ser possível realizar a prova da primeira fase da OAB, como é o caso do uso da máscara. Por outro lado, para um bom desempenho na primeira fase da OAB, estar munido de alguns itens para manter o foco também é útil:

  • Água em embalagem transparente;
  • Lanches simples para consumo imediato;
  • Barras de cereal;
  • Frutas;
  • Energéticos e isotônicos.

Não é recomendado levar itens gordurosos ou pegajosos como salgadinhos, biscoitos e bolachas, pois podem acabar atrapalhando na hora da prova ou até mesmo sujar os materiais. Aconselha-se priorizar sempre a agilidade e a praticidade.

Não é permitido o uso do Vade Mecum na primeira fase da OAB ou qualquer outra forma de auxílio ou consulta, sendo que a presença do Vade só é autorizada na segunda fase.

Não é permitido, idem, utilizar-se de lápis, lapiseira ou borrachas, além de diversos itens proibidos pelo edital. Na dúvida, recomenda-se sempre a consulta do edital, mas estando atentos aos itens principais e nas vedações de coisas como óculos escuros e todo o tipo de aparelho eletrônico, não existem grandes implicações.

Descanso, alimentação e organização são essenciais para os estudos e a hora da prova na primeira fase da OAB
Descanso, alimentação e organização são essenciais para os estudos e a hora da prova na primeira fase da OAB

Em suma, adotar boas práticas para o dia da prova é essencial para garantir o melhor desempenho possível. Estar preparado, dormir bem, se alimentar adequadamente, ter antecedência e manter o máximo de foco durante a prova são medidas importantes para maximizar as chances de aprovação na primeira fase da OAB.

Conclusão

O objetivo deste artigo foi compreender a respeito da primeira fase da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), bem como apresentar as matérias da OAB, dicas a respeito da preparação e de boas condutas para os examinandos no momento de realização da prova.

Diferentemente da segunda avaliação, a primeira fase da OAB mede os conhecimentos gerais de direito dos alunos, adquiridos durante a graduação. A quantidade de matérias pode ser um grande obstáculo para aqueles que não se familiarizaram com elas neste período.

Para auxiliar na busca pela aprovação, algumas técnicas podem ser utilizadas, de estudo e preparação, como separar os tópicos e as matérias de maior afinidade e dar maior aprofundamento.

Outras matérias, como é o caso de ética, em que geralmente é cobrado o Código de Ética e Disciplina da OAB, e direitos humanos, por exemplo, possuem conteúdos mais dinâmicos e intuitivos, o que facilita no momento dos estudos para a primeira fase da OAB.

Em contrapartida, é importante compreender que não se deve apenas estudar as matérias mais “fáceis” ou as que se gosta mais, porque isso poderá prejudicar o desempenho geral nas notas.

Observando-se o gráfico de distribuição das questões posto acima, em que 30,8% do tempo de estudo deve ser dedicado às matérias mais difíceis, 46,2% para as com maior afinidade e 23,1% para as que os examinandos consideram mais fáceis, é possível se abstrair que uma garantia geral de aprovação vem com o equilíbrio entre a certeza do acerto e o reforço das fraquezas.

Estar preparado psicológica, física e academicamente são os princípios para um bom resultado, mas também é necessário manter o equilíbrio, que pode ser feito através de guias e materiais de apoio e organização.

A partir disso, é possível se obter o maior aproveitamento da prova, diminuir a ansiedade e conseguir o quanto antes a tão sonhada aprovação, tanto na primeira quanto na segunda fase da OAB.

Ricardo Pereira de Oliveira

Quer saber tudo sobre o Exame de Ordem? Acesse:

Prova OAB

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube do Estratégia

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdo completo e atualizado até você obter a aprovação na OAB. Conheça o LID – 💻Livro Digital Interativo: exclusividade da Assinatura OAB!

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdo completo e atualizado até você obter a aprovação na OAB. Conheça o LID – 💻Livro Digital Interativo: exclusividade da Assinatura OAB!

0 Shares:
Você pode gostar também